Todos queremos um lugar ao sol. Cada um de nós busca o seu lugar. Uns de maneira mais promissora, outros com mais dificuldades. Minha mãe dizia que tem gente que nasce com a bunda virada para a lua. Não entendia bem, mas agora já sei que a lua deve ajudar nas vitórias.
Tem gente que nasce com a bunda virada para a nuvem mesmo, e para achar seu lugar ao sol, tem que ralar…
Hoje no BRT um camelô vendia água e suco como se estivesse doando, toda hora o cara entregava a garrafinha para alguém. Como ele mesmo dizia: “Toda hora sai”.
Tem gente que tem talento para determinadas coisas. Falta-lhes oportunidade para empreender mais e crescer.
O cara era uma raridade – Falava quatro línguas: português, carioquês, suburbanês e convencionês. Não havia quem não entendia e ria. Ele mandava:
“Tá sorrindo vai levar, patrão. Quem levar, vai sorrir, irmão. Essa promoção tá melhor que o aniversário do supermercado Guanabara e aqui ninguém te empurra. É só chamar que eu vou até você e com o meu charme, entrego a mercadoria na sua mão”. Faço tudo por você!
Alguns sorriam e chamavam. E enquanto isso ele ia preparando outra fala:
– Ajuda o camelô a construir a casa com piscina e churrasqueira. Falta pouco, amigo. Tá quase pronta, a churrasqueira…. Ainda falta a casa e a piscina. Todo mundo aqui tá convidado para a inauguração.
E assim com um jeitinho carioca, no melhor sentido, ele ia vendendo.
E é claro, que a venda estava maneira (como se diz aqui no Rio). E é claro que o cara parou em Madureira para comprar mais mercadoria e ampliar seu repertório.
A viagem de cada um que estava no BRT lotadaço teve uma experiência de leveza em meio ao tumulto e aos excessos da cidade grande. O subúrbio é grande, criativo como a vida pede para ser.
Minha querida, siga meu blog via email. Eu estou no wordpress.org agora. Beijos!
carolpinheiro.com
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá! Carol, Seguirei. Muito obrigada. Grande beijo
CurtirCurtido por 1 pessoa
“– Falava quatro línguas: português, carioquês, suburbanês e convencionês.” Amei!
Gosto muito de encontrar pessoas assim, dá uma leveza dia.
CurtirCurtido por 1 pessoa
É verdade…é sempre bom estar leve.
CurtirCurtir