Brenda Moura · Cultura · Música · Vídeos

Nando Reis

Olá gente, tudo bem? Vocês devem estar pensando: nossa, mas essa guria só fala de música esses tempos, como pode? Hahaha

A verdade é que eu queria falar sobre algum seriado ou filme que assisti nesses últimos dias, mas como vou ao show dessa pessoa maravilhosa no dia 02/11, preciso falar sobre ele. O ruivo mais querido e simpático do Brasil: Nando Reis!

nando-reis-01

Falando um pouco sobre ele, José Fernando Gomes dos Reis, conhecido artisticamente como Nando Reis (São Paulo, 12 de janeiro de 1963) é um baixista, cantor, violonista e compositor brasileiro. Ex-baixista da banda de rock Titãs, atualmente segue em carreira solo, acompanhado pela banda Os Infernais. Saiu dos Titãs após a gravação do álbum A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana, em 2001.

Nando Reis ficou conhecido como um dos maiores compositores da sua geração, compondo sucessos como “All Star”, “O Segundo Sol” e “Relicário”, gravados por Cássia Eller; “Resposta” e “É Uma Partida de Futebol”, gravados pelo grupo mineiro Skank; “Do Seu Lado”, gravado pelo também mineiro Jota Quest e “Onde Você Mora?”, gravada pelo grupo Cidade Negra. Recentemente, lançou a música Só Posso Dizer, do seu álbum novo Jardim-Pomar.

nando-reis-02

O que dizer sobre um artista que mal conheço e já considero pakas? Hahaha Brincadeiras a parte, eu adoro o trabalho do Nando, tanto nos Titãs como em carreira solo. Acredito que hoje, junto com o Humberto Gessinger (ex Engenheiros Do Hawaii), é um dos maiores compositores da atualidade. Sua obra musical é conhecida e admirada por muitos, inclusive por suas músicas serem tocadas por outras bandas conhecidas, como Skank e Jota Quest. Inegável a influencia do ruivão hoje em dia né?

nando-reis-03

Falando agora das músicas, eu amo tantas músicas dele, tem tantas que fazem parte da minha vida, que fica até difícil escolher só algumas para colocar nesse post. Mas vou tentar. hehehe

A primeira delas, com certeza, é All Star. Faz parte do meu relacionamento, eu amo all star (inclusive tenho um azul hahaha) e a letra dessa música é maravilhosa. Já ouvi em umas 4 versões diferentes e parece que toda vez que escuto, me encanto mais.

“Estranho é gostar tanto do seu All Star azul
Estranho é pensar que o bairro das Laranjeiras,
satisfeito sorri, quando chego ali
E entro no elevador aperto o 12, que é o seu andar,
não vejo a hora de te reencontrar
continuar aquela conversa,
que não terminamos ontem, ficou pra hoje.”

Lindo demais né gente? Abaixo vou deixar o vídeo para vocês curtirem. ❤

A segunda que falarei é Relicário. Gente, que música incrível é essa? Eu vejo que é uma música que fala de amor, dos sentimentos confusos que ficam quando nos apaixonamos.  O próprio Nando diz que “‘Relicário’ é o manifesto do otimista que crê que o amor um dia há de vingar”. E uma coisa muito legal dessa música (que eu, particularmente não sabia), é que ele começou a fazê-la em 17 de agosto que é dia do aniversário da mãe que já faleceu. Ela gostava muito de um bolero com esse nome e por isso, ele quis fazer uma música com esta palavra. Muito legal né gente? ❤

“O que está acontecendo?
O mundo está ao contrário e ninguém reparou
O que está acontecendo?
Eu estava em paz quando você chegou.”

A última música da qual vou falar, porém não menos importante é Por Onde Andei. Acredito que essa é a música mais conhecida do ruivão. Adoro essa letra, e para mim, ela diz que sempre temos que demonstrar o que sentimos para a pessoa que amamos, antes que seja tarde demais para fazer isso e chegue o arrependimento e a perda. Então, para quem já se arrependeu de não ter dito alguma coisa a alguém, essa música é um hino (não se encaixa no meu caso, pois sempre demonstro meu amor para meu namorado, família, amigos, etc). hahaha

“Amor eu sinto a sua falta
E a falta
é a morte da esperança
Como um dia
Que roubaram o seu carro
Deixou uma lembrança.”

Eu poderia falar de muitas outras músicas dele, como “Sei”, “Pra Você Guardei o Amor”, “De Janeiro a Janeiro”, “Espatódea”… São tantas músicas lindas e cheias de significado, que é difícil escolher só algumas. Finalizo meu post de hoje dizendo que Nando Reis é um grande artista da música brasileira hoje, mostra muita maturidade e identidade em suas canções, e se renova um pouco mais a cada nova música. Então, para quem já conhece, continue acompanhando sua obra, e para os que não conhecem, fica minha dica.

Um grande beijo e até a próxima segunda!

selo-brenda-moura

Fontes: Wikipedia; Uol Música 

4 comentários em “Nando Reis

  1. Oi Brenda, música é tudo na vida da gente, cada um com seus preferidos e músicas, eu não acompanho muito o Nando, e quando fazia parte do Titãs, eu acompanhava a Banda, o todo, depois que alguns saíram não me chamaram mais tanta a atenção e não acompanhei os que seguiram carreira solo. Legal teu post, enquanto digito aqui ouço All Star. Beijos.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

