Aplicativo · Cultura · Moda · QG dos Blogueiros · Vídeos

#PqNão comprar roupas livres de trabalho escravo?

Que o trabalho escravo infelizmente faz parte da rotina de muitas confecções e que esta ‘cultura’ está espalhada em diversos países, todo mundo já sabe. Há até um documentário muito famoso chamado “The True Cost” (relembre aqui), ao qual abre os nossos olhos para a terrível realidade da escravidão por trás das grandes marcas. Se tiver oportunidade, assista no Netflix ou no site oficial, pois vale a pena conhecer o lado nada glamouroso da moda que ninguém mostra. Confira o trailer:

Mas, por que não procurar marcas que não trabalhem desta forma? 

Sei que parece uma coisa difícil, pois muitas vezes as marcas mentem sobre utilizar o trabalho escravo. Mas, então, como ter certeza que ela realmente não pratica? Vem cá que eu vou te contar…

O aplicativo Moda Livre foi desenvolvido para denunciar este tipo de problema. Nós sabemos que ser um consumidor consciente dá trabalho, mas isso não deve ser usado como desculpa para negligenciar práticas antiéticas. O aplicativo faz todo trabalho e aponta quem são os bonzinhos e os vilões da indústria da moda. A ferramenta está disponível para Android e IOS.

moda-livre-app

A proposta é trazer ao público, de maneira rápida, as medidas que as principais marcas vêm tomando para evitar que as roupas vendidas em suas lojas sejam produzidas por mão de obra escrava. Para isso, o app avalia os principais varejistas de roupas do país, além de empresas que foram flagradas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em situações de trabalho escravo.

As companhias listadas na plataforma foram convidadas a responder um questionário que se baseia em quatro indicadores: políticas, monitoramento, transparência e histórico. Com base nas respostas as empresas receberam uma pontuação que as classifica em três categorias: verde, amarelo e vermelho. A ferramenta está no ar desde 2013 e conta com diversas marcas, porém só algumas receberam o sinal verde.

moda-livre-app-02

É massa saber que existe um aplicativo e também pessoas que se preocupam com isso para não alimentarem a prática do trabalho escravo sem nem sequer saberem disso. Porém, as informações do aplicativo são baseadas nas respostas dadas pelas empresas, então não sabe se são realmente verdadeiras mas já dá pra se ter uma ideia.

Já baixei o aplicativo, ainda estou testando mas achei mega interessante. Além das marcas confiáveis ou não, também é possível ver notícias nesta área, informações sobre o projeto e muito mais.

Você conhecia este aplicativo? Já usou?
Comente, quero saber sua opinião!

post-pqnao

Fonte: Tudo Celular; Google Imagens

Anúncios

14 comentários em “#PqNão comprar roupas livres de trabalho escravo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s