Érica Aragão · Crônicas do Cotidiano · Cultura · Humor · Reflexão · Rotina

O som da rua: troco panela velha por pintinho

Que carro de som passa na sua rua? Estamos chegando nas eleições e, certamente, você está ouvindo carro de propaganda política, o que não é muito agradável aos ouvidos, mas alguns até engraçados, parecem programa de comédia de péssima qualidade, rs. É o Zé mecânico, é  mãe Joana, é o Paulo do açougue, é o tal do Francisco das galinhas, e a tal da Fábia costureira. Enfim, vários nomes associados a ocupações e muitas vezes hilários.

Mas o carro de som ainda tradicional em algumas cidades e, principalmente, nos subúrbios e no interior é aquele que passa na sua rua com o som alto, vendendo e trocando tudo por tudo. Eles anunciam:

– Toco panela velha por pintinho.

– 30 ovos por 5 reais; troco seu computador quebrado por sabão… Troco ferro velho por velha de ferro (opa!), vendo, troco, troco, vendo…

som e rua 01

Daqui a pouco vão estar trocando a sogra, o marido ou a esposa, rs.

Esses carros de som são muito tradicionais e levam a alegria para as crianças, idosos e também para adultos. Vendem e trocam pintinhos, vendem frutas, doces, pães, ovos. Aqueles que trocam panelas velhas e ferros velhos por coisas novas são bastante sustentáveis, quando pensamos em preço e reutilização. Isso é muito bacana!

som e rua 02

Dia desses eu precisava gravar um vídeo de apresentação para uma disciplina on-line que dou aula e um carro de som desses passou. Atrapalhou tudo. E depois de uns minutinhos soube de outros amigos que na rua deles estava passando o carro de som dos ovos, na outra o vassoureiro, em uma terceira o fruteiro, rs. Não rolava gravar vídeo, seria quase um gastrovídeo, um mestre cheff. Rs

Esses carros de som lembram épocas em que as cidades ainda eram tranquilas e o comércio pequeno. Eles trazem a saudade de um tempo que ainda está aqui, porém mais dentro de nós, das nossas memórias do que no espaço físico da cidade. Que bom eles ainda sobrevivem!

E você ainda vivencia isso onde mora? Ou tem apenas a lembrança?

.

Aquele abraço e até quarta!

PS: Estou trocando sorrisos e carinho. Alguém quer?

selo-erica-aragao

5 comentários em “O som da rua: troco panela velha por pintinho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s