Olá! Como vocês estão meus povos? (essa expressão “meus povos”, roubei da Brenda rs).
Olhando as Olimpíadas, os atletas, a cerimonia e todo o clima olímpico aqui no Rio e pelo brasil a fora, penso que todo mundo quer ser um campeão. Quem não quer, né? Todos querem lutar e vencer, seja no esporte ou seja em outra área da vida.
Quando eu era criança, lembro-me bem que quando eu jogava, tinha um desejo imenso de vencer e poder dizer “sou campeã”. Mas a gente cresce e vê que não é campeão em tudo. E que os segundos e terceiros lugares também são bem-vindos. Ninguém é excelente em tudo, mas naquilo que nos destacamos é bom ter o gostinho da vitória. Estar no pódio faz a nossa alma vibrar…
Para ser um campeão é preciso aprender a cair. Todo campeão já foi um derrotado. Só é campeão quem saber lidar com as derrotas.
Quem não se lembra daquela coreografia que você morria de vergonha de dançar na escola e teve que aprender para apresentar-se com a turma na festinha do colégio. Você relutou, mas não teve jeito. Precisou encarar o desafio. Pernas para lá, braços para cá. Todo(a) desengonçado. Mas no fim, você participou e sentiu-se orgulhoso(a). Então foi um campeão.
E aquela primeira paixão que você não tinha coragem de declarar. Amor platônico. Até que um dia saiu do seu diário (essa é para os mais velhos, rsrs) e escreveu uma carta se declarando. Ponto! Mesmo que a(o) menina(o) não tenha te correspondido, você foi um campeão. Afinal teve coragem de se expor, lutar. E não importa se ficou em segundo lugar na fila dela(e). Você ficou chateadinho, mas depois já estava apaixonado(a) por outra(o).
É delicioso ser o primeiro, mas para mim, o mais importante é ser um atleta, treinar, lutar honestamente, até conseguir realizar aquilo que almejamos. Alguém já disse que “nem sempre o verdadeiro vencedor é o que venceu a luta; mas sim aquele que lutou com dignidade”?
Aquele abraço e coragem para vocês, campeões!
Adorei o texto, “Vencer” é muitas coisas para as pessoas, como você mesmo disso. Porém, basta querer ser um vencedor!. Parabéns <3'
maragutanga.wordpress.com
CurtirCurtir
Muito bom o texto. às vezes o “vencer” é tão relativo que nem vemos passar.
CurtirCurtir