Érica Aragão · Crônicas do Cotidiano · Humor · Reflexão · Rotina

Ônibus ou omnibus: Para todos?

A palavra ônibus deriva da palavra latina omnibus que significa “para todos”. O transporte público foi feito com esse objetivo de ser para todos. A ideia seria ter um transporte em que as pessoas pudessem compartilhar de um espaço comum.

É engraçado andar em coletivos, eles revelam as diversas facetas do ser humano. Da comédia à tragédia.

Dia desses uma moça berrou com a outra em um ônibus:

– Pega táxi então, querida. Minha filha, se não sabe ser pobre, pega táxi. Tá vendo que tá lotado e quer passar na roleta. Não vou sair daqui não. Vou ficar na roleta. Passa por cima!

Eu pensei: Os pobres não estão sendo comunitários, solidários… Estão imperando o estresse e o egoísmo. Cada um por si, cada um no seu lugar. O sentido original para ônibus não existe mais.

A outra senhora respondeu para a brigona:

– Eu estou indo trabalhar, minha filha. Eu não estou a passeio. Preciso descer, pois tenho horário.

A outra continuou gritando e falou uma meia dúzias de palavrões.

O povo todo começou a se meter e a confusão estava formada. O assunto se ampliava. Uns falavam, outros sussurravam, e um homem falou:

– É, pega táxi.

Uma jovem retrucou: – Agora tem uber. Vai de uber!

E eu louca para me meter,  observei e fiquei caladinha com medo de ser agredida, pensei:

Eu hein! Só porque a pessoa pede para descer ela é vista como fresca e não pode andar de ônibus. Tem que pegar táxi só porque as pessoas não sabem viver coletivamente. O ser humano se incomodam com tão pouco. As pessoas são tão mesquinhas.

Enquanto isso o sol escaldava e o motorista lembrava que tinha que pagar conta de água, luz, telefone, aluguel, fazer compras e ainda escutar todos os dias as pessoas se agredindo e a esposa o cobrando mais presença. Ele olhou para o sinal que piscava verde e seguiu. Pensou: Vida que segue.

Segue em que direção, gente? 

selo-erica-aragao

12 comentários em “Ônibus ou omnibus: Para todos?

  1. Transporte público no Brasil é um caso grave de descaso. Esse pensamento de prezar pelo individualismo, as más condições de linha, de ônibus, baixa manutenção, motoristas estressados… São tantas mudanças necessárias e tão pouca iniciativa que até desanima.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Muito bom Érica! Também já ouvi muitas vezes: “Pegue um Táxi!” Minha mãe já disse também (não conte à ela que eu te disse isso! 😂). Nós, usuários de transporte público convivemos sempre com essas situações. Basta cada um ter consciência e zelar por melhoras… Bjs ❤

    Curtir

Deixe um comentário

