2016 · Ambiente · Beleza · Bem Estar · Blog · Conhecimento · cotidiano · Criatividade · Cultura · Curiosidade · Desfiles · Design · Dicas · Estilo · Estudos · Faculdade · glamour · História · Ideias · Indústria · Inspiração · Julia · Loucuras · Moda · modelos · Perguntas · Reflexão · Respostas · Rotina · Sapatos · Tá na Moda · Universidade

O que é consultoria de moda e como você pode trabalhar com isso

Muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre consultoria de moda (imagem ou estilo) e alguns não acreditam que isso possa ser uma profissão séria. Sim, além de profissão ainda é possível ganhar muito dinheiro trabalhando com isso!

Bom, desenvolvi esse texto com base em algumas pesquisas sobre o assunto e vou tentar explicar, de maneira rápida e objetiva, o que é e como fazer parte deste universo mágico pertencente à moda.

Mas afinal, o que é consultoria de moda? 

Primeiramente, vamos fazer um link com a palavra moda: moda vem do latim “modus” que significa “comportamento”. Isso faz sentido pra você? Então, a consultoria de moda nada mais é do que atender e satisfazer clientes através de pesquisas sobre as tendências, estilos, cores e trazendo isso através de seu comportamento e gostos.

A consultoria pode ser pessoal ou voltada à sua imagem profissional. Na pessoal, você precisa mostrar ao cliente quais os melhores tipos de peças para seu corpo e cor de pele, trazendo segurança para se vestir de um modo que realmente expresse quem ele é, de acordo com seu estilo e personalidade. Ou então, se tratar de uma figura pública, que ela consiga se vestir da melhor maneira em um tipo de evento. Já no caso da imagem profissional, a consultoria será voltada para que a aparência esteja sempre adequada ao seu ambiente de trabalho e objetivos profissionais.

Profissional

O profissional desta área precisa estar sempre atualizado com as tendências do mercado têxtil mundial, acompanhando as principais revistas nacionais e internacionais de moda, assistindo canais e desfiles dos principais semanas de moda, tais como São Paulo, Paris, Milão, Nova York… Além disso, ele precisa se criativo e ter um amplo conhecimento sobre história da moda e tipos de corpos, ter uma boa apresentação, habilidade para lidar com pessoas, capacidade para convencer, muita responsabilidade e organização com seus clientes. 

Uma de suas principais funções é entender o cliente, identificar seu estilo pessoal e tipo de corpo e, a partir disto, buscar tipos de peças, sapatos e acessórios que valorizem seu corpo, cor de pele e cabelos. Além de ajudar na organização de compras novas e até mesmo no guarda-roupa.

Formação

É imprescindível o profissional ter, no mínimo, uma graduação na área de moda ou então possuir cursos livres na área como consultoria de moda ou estilo pessoal. Ou seja, precisa de um diploma ao qual confirma de que está apto à exercer esta função.

E como posso trabalhar como consultor(a) de moda?

Após ter seu diploma em mãos, a dica que dou à quem quer ingressar nessa área é procurar empresas de consultorias de moda mais próximas à você (são poucas pois ainda é muito escasso no Brasil). Assim como tem empresas especializadas em consultoria e contrata profissionais para este fim, você também pode seguir por outro caminho e trabalhar por conta atendendo pessoas ou empresas independentes.

Mas além da consultoria ‘cara a cara’, também é possível fazer consultoria online por conversas via mensagens ou vídeos. Algumas empresas, sites ou blogs contratam pessoas para fazer consultoria online. Isso até pode parecer estranho a princípio, mas se a pessoa tiver um amplo conhecimento de moda, tecidos e caimentos, é possível ela dar sua opinião mesmo não estando presente com a pessoa. Viva a tecnologia! rs

E é bom lembrar que: o consultor dá a consultoria, mas quem decide se vai usar ou não aquelas peças são os clientes. Por isso, o consultor precisa ter muita paciência e jogo de cintura, estudar e entender muito bem as preferências dos clientes.

Bom galera, eu não sou consultora de moda mas tentei explicar tudo que sei sobre isso através da faculdade e pesquisas que fiz sobre o assunto. Quem sabe eu não estude mais e me torne uma?

Se você concorda ou não com algo que escrevi, por favor, comente. 
Espero ter ajudado quem havia dúvidas sobre o assunto!

.

Fonte: 8 Passos; Brasil Profissões; Google Imagens

Anúncios

10 comentários em “O que é consultoria de moda e como você pode trabalhar com isso

  1. Essa área da moda é uma das minhas preferidas!
    Fiz vários cursos livres na área e recomendo pra quem gosta de moda e quer trabalhar nessa área de stylis/cosultoria!
    A FIT Nova York tem várias opções muito interessantes nessa área e online!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s