2016 · Anos 40 · Anos 50 · Anos 60 · Arte · Blog · Brenda Moura · Cinema · Clássico · Conhecimento · Cultura · Dicas · Divulgação · Entretenimento · Figurino · Filmes · glamour · História · Ideias · Loucuras · mundo · Terror · vintage

Alfred Hitchcock

Olá galera, tudo bem com vocês? No texto dessa segunda, vou falar sobre um dos caras que mais tem a minha admiração no mundo dos  filmes: Alfred Hitchcock.

Alfred Joseph Hitchcock foi um cineasta britânico. Considerado o “Mestre dos filmes de suspense”, foi um dos mais conhecidos e populares realizadores de todos os tempos.

A estreia de Alfred Hitchcock em Hollywood foi com Rebecca (1940), que veio a vencer o Oscar de melhor filme. Este foi o único filme do diretor a ganhar um Oscar nessa categoria. A obra gira em torno do romance entre um rico viúvo e uma inocente jovem, que acabam se casando rapidamente. Tudo parecia perfeito, até que Rebecca, a falecida esposa, volta para assombrar a jovem.

Eu amo os filmes do Hitchcok, pois ele fazia uma mistura muito legal de comédia, drama e suspense. E em cada filme, ele trazia uma história diferente, que te prende do início ao fim.

Por esse motivo, farei um top 5 dos meus filmes favoritos desse brilhante cineasta:

5° – Psicose: Psicose entra no meu top 5 por ser um clássico, com uma história simples, mas que te deixa apreensivo até o fim: após roubar uma quantia de dinheiro de seu antigo emprego, a secretária Marion Crane decide fugir ao encontro de seu amado, para que enfim, eles possam viver juntos. Mal sabia ela que estava em maus lençóis. Ela acaba por refugiar-se em um pequeno hotel de beira de estrada, o Bates Motel. O responsável pelo local é Norman Bates, um jovem totalmente atormentado pela presença de uma mãe autoritária. Aos poucos, Marion descobre os segredos da família Bates e isso nos leva a uma das histórias mais intensas do mestre Hitchcock.

4° – Janela Indiscreta: Além de ter meu querido James Stewart no elenco, Janela Indiscreta (1954) nos mostra uma história no mínimo interessante. Um fotógrafo sofre um pequeno acidente, que o levou a quebrar a perna, e enquanto precisa ficar imobilizado em casa, ele começa a observar seus vizinhos. Um dia, ele observa uma cena estranha no edifício em frente. Ele conta para sua namorada que suspeita que seu vizinho de janela cometeu um assassinato e ela o ajuda a investigar e assim, temos outra história incrível de suspense de Hitchcock. Uma curiosidade sobre esse filme é que foi indicado a 4 Oscars, mas infelizmente, não venceu nenhum dos prêmios.

Levando a medalha de bronze do meu top 5, um outro clássico: Os Pássaros. A história nos traz uma mulher ambiciosa e arrogante, que persegue um homem em uma pequena cidade da Califórnia. Mas chegando na cidade, ela descobre que os pássaros do local estão agindo de forma estranha, cada vez mais violentos, como se eles estivessem revoltados com alguma coisa. Então, algo considerado um tanto quanto impossível, acontece: os pássaros começam a matar seres humanos. Este filme choca, pela ousadia e simplicidade da história, e pelo quão assustadora ela se torna. Não acontecem reviravoltas no roteiro e não obtemos respostas durante o filme sobre algo que tenha causado aquele comportamento dos pássaros, o que nos deixa com uma enorme dúvida sobre isso.

2° – A medalha de prata vai para um filme que para mim, é um dos mais inteligentes de Hitchcock: Festim Diabólico. O filme nos traz a história de Brandon e Philip, dois brilhantes jovens, que começam a se questionar se existe um jeito de cometer um crime perfeito e para isso, decidem matar um colega de turma, simplesmente porque o consideram inferior. Neste mesmo dia, eles resolvem fazer uma festa para comemorar o sucesso dos planos, servindo o jantar em cima do baú onde o cadáver está e convidando, inclusive, o pai e a noiva do rapaz assassinado. Esse filme é baseado no caso Leopold-Loeb, em que dois estudantes da Universidade de Chicago cometeram um assassinato de forma bem parecida com a mostrada no filme. E a genialidade dele se encontra no modo como foi filmado: a trama foi gravada em tempo real, com longos planos-sequência, praticamente sem cortes e todo no mesmo ambiente, algo realmente inovador para a época.

1° – E a medalha de ouro vai para: O Homem Que Sabia Demais. A história gira em torno de um casal e seu filho, que viajam para o Marrocos. Acidentalmente, Benjamin, interpretado por James Stewart, descobre o plano de um assassinato, e passa a ser perseguido por ladrões locais. Essa história é sensacional em todos os sentidos, com cenas marcantes, em que uma coisa acontece e gera uma bola de neve, que vai se desenrolando quando o filme começa a se desenvolver. O mistério do filme te prende até o final, numa história que vai ficando mais tensa a cada segundo, com um roteiro inteligente e milimétricamente elaborado, se tornando o filme mais inesquecível de Hitchcock. Além das cenas de aventura, existe uma cena dentro de uma casa de espetáculo que dura mais de 12 minutos, sem diálogos, com mais de uma centena de imagens diferentes e que deixam o espectador apreensivo, contando os segundos para ver o que acontece depois. Sem contar na belíssima canção “Que Será, será”, que nos leva a um dos momentos mais emocionantes do filme e que fica na cabeça tempos depois que assistimos. Kkk

Honra ao mérito: dois filmes que ficaram de fora da minha singela lista, mas que também merecem ser mencionados são “Um corpo que cai” e “Disque M para matar”. Acrescentem à lista de filmes para assistir, porque valem muito a pena! 😉

Encerro aqui minha singela homenagem ao homem que tanto contribuiu para o cinema de suspense. E vocês, também gostam dos filmes dele? Tem alguma lista de favoritos? Deixem nos comentários!

Um beijo grande e até a próxima segunda!

selo-brenda-moura

Fontes: Wikipedia, Adoro Cinema

 

12 comentários em “Alfred Hitchcock

  1. Adoro ele! Acredito que sem Alfred Hitchcock no mundo, o cinema do suspense não seria o mesmo. Ele criava coisas únicas e também é uma das minhas maiores inspirações cinematográficas!!! E o meu favorito é Psicose, um clássico né. Mas depois de ler o livro que o inspirou umas 3 vezes o filme se tornou ainda mais importante para mim!!!

    Parabéns pelo post e pela homenagem à ele, ficou ótimo!!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Eu adoro o livro, meu namorado me deu de presente e eu terminei em 3 dias, de tanto que gostei kkk os filmes dele são ótimos mesmo, cada um com suas peculiaridades e todos com histórias que te deixam apreensiva até o fim. Obrigada pelo comentário ❤

      Curtir

  2. Excelente! O meu preferido é Janela Indiscreta. Assisti faz um tempão e lembro que foi muito marcante. Acho que histórias assim, que me marcaram profundamente, além de outras referências de contistas, que me inspiram e me dão vontade de escrever contos. Adorei o post! 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  3. Vertigo é o meu preferido sem dúvidas! Mas tive que assistir tanto este filme no primeiro semestre da faculdade que enjoei. hahahaha Na verdade nem é que enjoei, é que só de falar nele já me vem a cabeça todas as aulas e trabalhos. rs
    Gosto muito do Hitchcock! Acho difícil não gostar dele, né?! Recomendo Um barco e nove destinos, é beeem legal! Me surpreendeu.
    Beijocas

    Curtido por 2 pessoas

    1. Sério? hahaha tua faculdade é de que? 😮
      É difícil mesmo não gostar dele, os filmes são demais! Eu e meu namorado assistimos esse do barco, é bem legal mesmo, mas doido pra caramba kkkk ainda estamos assistindo alguns que faltaram, tipo Pavor Nos Bastidores. Bem legal também hehe
      Beijos

      Curtido por 1 pessoa

        1. Bah, que legal! Sucesso na faculdade! hehe
          Veja mesmo, ele tem filmes ótimos e pouco conhecidos. Eu e meu namorado estamos tentando assistir todos kkk

          Curtir

Deixe um comentário