2016 · Ambiente · Érica Aragão · Beleza · Bem Estar · Blog · Boa Causa · Campanha · Coleção · Confecção · conforto · cotidiano · Crônicas do Cotidiano · Criatividade · Cultura · Curiosidade · Design · Dicas · Diversão · Divulgação · Entretenimento · Estilo · Humor · Inspiração · Loucuras · Moda · mundo · Tendências · unissex

Com que roupa?

Dia desses eu peguei uma calça jeans, uma blusa estampada e um e outra peça qualquer para proteger-me do frio. Eu tinha acabado de me mudar e, não estava com tempo, nem paciência, para buscar em meio a bagunça umas peças que combinassem mais ou que fossem mais certinhas (dentro de um padrão que se coloca para nós). Saí meio colorida. Rsrs. Eu estava indo trabalhar e até me deu uma pontinha de preocupação, mas ousei. Afinal, a maneira de se vestir também revela a nossa identidade.

A vestimenta sempre foi em toda a história uma das marcas que revela traços de quem somos, nosso grupo social, cultural… É por isso que criaram uniformes. Eles padronizam e revelam apenas a marca que um grupo ou Instituição quer deixar. O uniforme é para padronizar, a sua roupa não necessariamente.

A C&A lançou uma coleção unissex e que está gerando polêmica. Afinal ainda somos muito presos a estereótipos de gênero. E a moda contribui para isso. Mas como estamos em tempos que as questões de gênero estão em pauta, e a tendência é ampliar as visões, a C&A ousou. Mas convenhamos, não é de hoje que existem peças que são unissex: calça, blazer, camisetas, camisas. Algumas pessoas ainda acreditam que somente mulher pode usar saia, mas na Escócia, por exemplo, os homens usam Kilt que é uma saia à moda deles.

com que roupa 01 saia masculina

A propaganda da coleção unissex que circula na internet é linda! Com o slogan “Misture, ouse, divirta-se”, os corpos nus correm livres e puros por campos em busca de suas vestimentas, sem pudor, sem hipocrisia. Afinal, nascemos nus e depois as vestimentas e máscaras vão nos moldando. Mas na propaganda a liberdade de escolha é quem domina e não a imposição. Um homem pode escolher um vestido e uma mulher uma calça reta.Claro que sabemos que isso é uma jogada de marketing também, mas o interessante é pensar que vestimos aquilo que nos representa. Representa valores, classe social, cultura, as nossas identidades. Nós não temos uma identidade. Temos múltiplas! Os teóricos e estudiosos dos estudos culturais já comprovaram isso…  Nós não temos uma só opção de vestir, temos inúmeras!

com que roupa 02 roupa unissex

Quem quer manter a tradição de gênero, mantenha (não vejo problema nisso) e quem quer ousar e revelar que sua expressão de gênero está além da roupa, ouse!

O importante é ser você! O importante é ser feliz!

PS: Infelizmente em alguns casos, algumas pessoas não têm nenhuma opção para se vestir. 😦

PS2: Você que tem, faça valer seu direito de escolha. Não intimide-se com as pessoas preconceituosas.

E agora… Aquele abraço! Até quarta!

selo-erica-aragao

 

Anúncios

18 comentários em “Com que roupa?

      1. Verdade, concordo com vc. Eu as vezes não sou acostumada com algum tipo de roupa e me acho meio brega kkkk. Então dou uma pesquisada para ver se fica legal em mim. Bjos

        Curtir

  1. Parabéns, esta semana o texto foi profundo, convidativo a nota despirmos de preconceitos.
    Realmente a guerra da pseudosantidade x consumismo tem apresentado uma sociedade evoluindo(?) para futilidade.
    Cansada de tantas polêmicas tolas, polarizações que só revelam o caráter egoísta das gentes.

    Curtir

  2. Quando adolescente sempre dizia q roupa não definia quem era a pessoa. Sempre achei feio julgar os outros pelas roupas (coisa q eu fazia rs). Hoje leio mais coisas relacionadas a moda e fico cansada de ler o q pode ou não pode. Como é feio impor padrões de beleza, dizer q não pode usar a blusa tal com a calça tal, cada um usa o q acha legal, cria seu estilo , e pronto! Admiro a C&A criar essa linha unissex, afinal cada um usa o q quer né?

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s