2016 · Ambiente · Érica Aragão · Blog · Conhecimento · cotidiano · Crônicas do Cotidiano · Criatividade · Cultura · Feminismo · Inspiração · Loucuras · Reflexão

Glórias Cariocas: Para conhecer um pouquinho do Rio

Glória…A Glória não é uma mulher. É um bairro do Rio de Janeiro! É também um adjetivo ou uma expressão interjetiva que se usa para quase religiosamente referir-se a um algo almejado e maravilhoso que alguém conseguiu ou deseja alcançar. Por exemplo, já ouvi algumas pessoas no Rio exclamarem em gratidão “ Oh, Glória!”. Contudo, amigos, outro exemplo que demonstra melhor o que tento expressar é quando um carioca vê uma mulher daquele jeito, cheia de curvas (gostosa) e ele pensa: – se ela saísse comigo seria a glória. A palavra Glória aí também cabe muito bem. O camarada não fala isso para os amigos, claro. Porque fica pouco enfático, ou parece até diminuí-lo. Ele diz que vai pegar aquela mulher e que vai ser &#*?#@!¨?/ Nada de glória… pois na hora de se expressar com os amigos de bar, um palavrão é mais enfático.

Bem, deixemos estes palavreados chulos e vamos retornar ao que nos interessa… Ao bairro da Glória! Um dia passando em uma das ladeiras deste charmoso bairro, observei que há um bar. Até aí tudo normal, pois todo bairro no Rio tem pelo menos uns dez bares. Mas na Glória existe um bar glorificado, santificado… Um bar que tem altar. O altar traz São Jorge, copo com pinga, terço, amuletos, santinhos, oração de são Francisco e no meio uma foto de uma mulher daquelas, gostosa mermo, como se fala aqui no Rio de janeiro. Ela está lá no altar sagrado, lugar normalmente reservado a Jesus ou algum santo respeitado pelos cariocas. Só pode ser a Glória! A senhora Glória, com G maiúsculo…

01

Ouvi falar que o bairro da Glória se chama assim por isso. Sempre foi um bairro de tradição feminina, onde cortesãs são e sempre foram muito bem-vindas. Aliás, lá moram muitas mulheres que vivem de fazer os homens carentes chegarem à Glória (no sentido espiritual). Mulheres que fazem barba, cabelo e bigode sem cortesia, mas com algumas gentilezas.

02

Em 1829 quando Dom Pedro I vivia no Rio de janeiro, diz a lenda, que ele ia todas às sextas feiras a este bairro. Dizia ele para a senhora Maria II, sua esposa, que iria ao barbeiro na Glória, pois lá estava instalada a melhor barbearia da província. Então fazia barba, cabelo e bigode…

Quando D Pedro retornava, Dona Maria, a santificada, agradecia a Nossa senhora da Glória por tê-lo protegido. Sentia-se feliz por Dom Pedro ter sido cuidado e aparado as suas barbas no melhor barbeiro do bairro. E depois de orar, dormia com os anjos…

Dom Pedro foi só um de tantos outros que visitou muito este bairro. Dizem que uma das meninas cortesãs, que lá trabalhava, chamava-se Glória. Ela ficou tão conhecida no local por fazer bem barba, cabelo e bigode que assim decidiram nomear o local de Bairro da Glória. Glória morreu como heroína e depois de tantos milagres que fez, decidiram beatificá-la. Hoje no local, onde ela atendia, está instalada a igreja Nossa senhora da Glória.

Se, hoje, Gloria estivesse viva, sei que ela estaria muito ressentida de ver que há um bar cujo altar tem como santa uma mulher contemporânea com curvas do pão de açúcar e alma do bairro da Lapa. É sua concorrente. Concorrência acirrada em tempos de Ivo Pitanguy. Tempos difíceis esses…

.

Grande abraço para vocês e uma semana cheia de glórias.

selo-erica-aragao

Anúncios

2 comentários em “Glórias Cariocas: Para conhecer um pouquinho do Rio

  1. Gloriosa Érica Aragão, vc está se saindo uma bem humorada cronista.
    Interessante a crônica ter um viés de humor e também uma mescla do real e fictício. Parabéns.
    Ah sim, vc retirou o ” PS “, oh glória! Ele ainda está vivo, ainda bem, fiquei na dúvida se era real ou fictício. 😎Rsssssss

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s