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9 alimentos que melhoram o humor

Já sentiu um certo bem estar quando comeu alguma coisa? Alguns alimentos parecem trazer um conforto para alma e realmente são capazes de promover milagres quando consumidos. Obviamente, existe uma explicação científica para isso!

Em matéria feita pelo site M de Mulher (via Exame), Ana Gonçalves, coordenadora dos cursos de Nutrição e Gastronomia do IBMR, listou diferentes alimentos que podem influenciar no humor. Para a alegria de todos: sim, o chocolate é capaz de deixar as pessoas mais felizes! (Ah, vá? rs)

Confira a seguir a lista destes alimentos, junto a gifs divertidos e deliciosos:

Chocolate

Já foi comprovado em pesquisas que o chocolate está associado a riscos reduzidos de doenças cardiovasculares. E se ele faz bem para o coração, faz bem também para controlar o humor. Segundo Ana, o chocolate contém polifenóis (como flavonoides) que aumentam a síntese de serotonina e melhora o humor.

Leite

O leite é fonte do aminoácido tripotofano, ou seja, ajuda na formação do hormônio serotonina, facilitando a liberação dos componentes energéticos a fim de manter a vitalidade do organismo no combate aos agentes estressantes. A nutricionista reforça que a serotonina está diretamente ligada ao bem-estar e à alegria.

Gengibre

No suco, como tempero ou em forma de chá, o gengibre é outro alimento que pode melhor o humor, isso porque contém inúmeros componentes como betacaroteno, capsaicina e cúrcuma. Ana ainda explica que ele funciona como agente anti-inflamatório nas doenças musculoesqueléticas (incluindo o reumatismo) e ajuda até na cura da depressão.

Probióticos

Todos os leites fermentados, iogurtes e queijos azuis possuem microrganismos vivos que, quando ingeridos em quantidades suficientes, promovem efeitos benéficos ao hospedeiro. De acordo com a nutricionista, os probióticos beneficiam o organismo porque atuam sobre o equilíbrio bacteriano intestinal, controlando o colesterol, os quadros de diarreias e constipação e, claro, melhorando o humor.

Prebióticos

Já os prebióticos, como cereais integrais, farelo de trigo, folhosos, linhaça, frutas cítricas e aveia, são ingredientes alimentares não digeríveis pela maioria dos microrganismos do intestino. Eles afetam beneficamente o hospedeiro pelo estímulo seletivo do crescimento ou atividade de um número limitado de bactérias probióticas. Segundo a Ana, esses tipos de alimentos reduzem sintomas alérgicos e alivia a constipação, o que, consequentemente, melhora o humor.

Café

Já o café possui compostos bioativos como cafeína, trigonelina, niacina, melanoidinas, quinídeos e ácidos clorogênicos. De acordo com a nutricionista, esses compostos estimulam o sistema nervoso central, aumentam a síntese e a liberação de neurotransmissores, afetam a força de contração cardíaca, o ritmo respiratório, aumentam a taxa metabólica basal e tem efeito diurético. Resumindo, o café ajuda a prevenir a depressão.

Banana

Ana explica que a banana, por sua vez, é rica em carboidrato e triptofano. Ambos ajudam na formação da serotonina, hormônio da felicidade e do bom-humor.

Folhas verdes

Já as folhas verdes contêm ácido fólico e vitamina B, que atuam no sistema nervoso, na formação da serotonina e no combate ao estresse. Elas ainda têm clorofila, que ajuda na desintoxicação do organismo.

Pimentas

Pimentas possuem uma substância chamada capsaicina, que aumenta os níveis de endorfina (substância associada ao prazer e bem-estar).

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A maioria desses alimentos eu gosto porém evito de comer pois, estranhamente, eles me fazem mal, atacam a gastrite e o sistema digestivo. Uma pena… 😦

Mas espero que tenham gostado!

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Fonte: M de Mulher

16 comentários em “9 alimentos que melhoram o humor

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