Eco Fashion · Moda · Sustentabilidade · Tendências

Você sabe o que é slow fashion?

Olá galerinha, tudo bem?

slow-fashion o que é 2015 2017 blog loucuras de julia 01.jpg

Gostaria de falar um pouco sobre a nova tendência no mercado de moda: a slow fashion. A princípio, o slow fashion foi comparado ao movimento slow food. Oposto do fast food, o slow food conjuga o prazer da alimentação saudável e responsável. Então seguindo este raciocínio, o conceito de slow fashion vai contra ao mercado fast fashion.

Mas afinal, o que é o slow fashion? O conceito consiste em criar peças atemporais, feitas à mão e tecidos naturais com maior durabilidade. Além da produção em baixa escala, em lugares como ateliês e não mais indústrias de confecção.

A maioria das peças encontradas hoje é feita em larga escala, com tecidos de baixa qualidade e preços baixos. Na Europa esta tendência é mais forte, mas no Brasil isso ainda não é muito bem visto, já que estamos no alge do fast fashion. Apenas algumas lojas se arriscaram a entrar neste novo conceito, como a Osklen e Maria Bonita. E alguns estilistas, como Ronaldo Fraga.

slow-fashion o que é 2015 2017 blog loucuras de julia 03

“A qualidade da roupa tem a ver com a qualidade do trabalho de quem a produz”, defende o estilista Ronaldo Fraga.

Para ele, a moda slow fashion deve buscar não somente sustentabilidade econômica, mas também a humanização dos processos, devido a boa remuneração dos funcionários envolvidos no processo. Acredita também que, logo, o país aceite este conceito.

slow-fashion o que é 2015 2017 blog loucuras de julia 04

Espero que tenha gostado e entendido o que significa o slow fashion, uma tendência próxima para o mercado de moda brasileiro.

E você, o que achou do novo conceito? Apoia ou não?
Comente, vou adorar saber a sua opinião!

.

Fontes: Duas Vezes M; Mulher UOL; Imagens

Anúncios

23 comentários em “Você sabe o que é slow fashion?

  1. Achei super! No meu meio existe o “Handmade”, onde vc usa roupas feitas por você mesma ou costureiras, no Brands, no house.No industrial production. Acho que a “Novidade” esta em valorizar mais costura popular menos a cultura de vestir griffes, pois a ideia das Bespoke, é alta costura, não costura industrial, mas elas próprias já se tornaram emblemas de altos preços e exclusividade an’.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Nossa, não conhecia esse conceito de moda e confesso que adorei. Acho super lindo essa coisa de feito a mão. Além de ser muito mais em conta, sair do jeito que você quer é uma peça única. Eu estava com a ideia a tempos de fazer eu mesma uma roupa, acho que esse post me incentivou a seguir em frente com essa vontade!!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Como “aprendiz de costureira”, eu amo usar as roupas que eu mesma fiz. Não tem satisfação maior que isso, pra mim 😍 kkk Pra fazer suas roupas, basta gostar. Aprender acaba ficando fácil de for feito com amor! Invista nisso, é legal rs
      Beijo 💜

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s