Conhecimento · Cultura · Estudos · Faculdade · Moda

TAG: O que um estudante precisa saber antes de entrar na faculdade de moda?

Olá galerinha, tudo bem?

Muita gente tem dúvidas do curso de moda, ou não entende muito bem como funciona ou então não sabe NADA sobre o assunto mas se interessa mesmo assim. Por isso, estou aqui para dar algumas dicas do que saber antes de entrar num curso de moda e descobrir se você realmente quer isso para sua vida. (Obs.: o foco do post é para cursos de graduação, mas as mesmas dicas valem para qualquer tipo de curso de moda).

Dividi estas dicas por etapas:

Primeira Etapa

Primeiro, se pergunte se você gosta de moda. Gostar de moda é muito importante para se dar bem nesta área. Outra coisa é ser antenado com o que acontece no mundo da moda e ao seu redor, observando a moda, as pessoas e seus comportamentos.

Segunda Etapa

Quando você pensa em fazer uma faculdade de design de moda, você precisa estar ciente de que vai sair com o diploma de designer de moda. Muita gente pensa que é para estilista, E NÃO É. Para se tornar um estilista precisa estudar e trabalhar muuuito…

Terceira Etapa

Você precisa se informar sobre os cursos de “bacharelado” e os de “tecnólogo”. Os cursos de Bacharelado geralmente duram 4 ou 5 anos e são focados mais na criação., disciplinas práticas apesar de ter um grande embasamento teórico.

Os cursos de “tecnólogo” tem duração de 2 ou 3 anos e são mais voltados para área industrial. Ele pensa na gestão da moda como um todo, tendo também as disciplinas práticas.

Quarta Etapa

Escolher a universidade. Pesquise bem quais as universidades mais perto de você que atenda suas necessidades e tente optar pela melhor, pois será bom para seu desempenho e pro currículo futuramente.

Quinta Etapa

Tendo tudo isso em mente, você não necessariamente precisa “sair desenhando por aí”. A área de design é uma dos diversos ramos da moda. É muito importante pensar em qual caminho pretende seguir na moda, nem que sua opinião mude após começar o curso, mas é importante ter uma ideia do que quer ser depois de formado para poder procurar uma oportunidade de estágio ou trabalho naquilo que realmente quer. Não existe nada melhor do que trabalhar com o que gosta, não é mesmo?

Um estudante ou formado em design de moda poderá atuar como produtor de moda, consultor de moda, responsável pelo visual merchandasing de alguma marca, assistente de estilo, designer de estampas (cria estampas para confecções têxteis), poderá trabalhar na estamparia, confecções, freelancer, estilista, etc.

No Brasil, o ramo está começando a crescer e ser reconhecido. Até alguns anos atrás, os cursos de moda eram raros nas universidades e muitas vezes tinha que viajar para outras cidades para conseguir estudar. Hoje eles são mais comuns, e as empresas estão reconhecendo e valorizando (um pouco mais) estes profissionais. Ainda bem, rs.

Para entender um pouco mais sobre o assunto: Guia do Estudante.

Espero que tenham gostado 😀

.

Fonte: Imagens

Anúncios

5 comentários em “TAG: O que um estudante precisa saber antes de entrar na faculdade de moda?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s