Arte · Cultura · Desfiles · Moda

Por que as roupas das passarelas são tão esquisitas?

Desde sempre quando dizia que estudava moda e queria ser uma estilista, me perguntavam: “mas você não vai fazer aquelas roupas estranhas que ninguém vai usar, né?” O que as pessoas fora do ramo da moda não entendem é que o que aparece nas passarelas são as tendências. Os estilistas mostram, do jeito deles: com criatividade e formas diferenciadas, quais serão as tendências da estação. As roupas que vemos nas passarelas são roupas conceituais. Apenas para apresentar as cores, formas, estampas, tecidos, acessórios que estarão em alta na temporada.

Mas, de onde vêm essas tendências? Como elas surgem?

As tendências vem de resultados de pesquisas, análises e estudos sobre fenômenos sociais que acontecem nas ruas ou também de outras áreas, como economia, tecnologia, cinema, novelas, etc. Ela estuda o passado, o presente e dá sinais do que vai acontecer naquele determinado tempo e isso interfere no consumo e comportamento das pessoas. (Há quem diga que as tendências são criadas através dos tecidos que sobram de confecções e que lançam como tendência para não haver desperdício, mas não achei nada falando sobre isto…)

“A moda é o espelho da sociedade, as tendências identificam os desejos desta sociedade.”

Há um profissional responsável por ir atrás dessas informações, pesquisar e analisar o comportamento e, deste estudo, retirar e filtrar as tendências. Este é o papel do Cool Hunter ou Caçador de Tendências.

Voltando ao assunto principal…

Nem tudo que é visto nas passarelas é para ser usado. Um dos maiores objetivos dos estilistas em um desfile é causar impacto, então muitas vezes eles exageram e reforçam imagens que servem para ser entendidas conceitualmente e não usadas no corpo. Eles não querem que as pessoas saiam daquele jeito, eles querem apenas apresentar as tendências de uma forma diferente, não tão usual.

Não sei se consegui explicar de maneira clara, espero que tenha entendido. Se não entendeu, deixa uma mensagem aqui ou alguma outra rede e tentarei esclarecer suas dúvidas.

.

Curta nossa página no Facebook: Loucuras de Julia

.

Fontes: Imagens; Viva Itabira; Com Muito Estilo

Anúncios

18 comentários em “Por que as roupas das passarelas são tão esquisitas?

  1. Confesso que não aprecio esses desfiles, mas a curiosidade em saber o porquê deles serem tão inusitados e extravagantes me trouxe até aqui. Finalmente pude compreender o porquê deles serem tão excêntricos. Certamente que aqui em diante eu vou olhar de uma maneira totalmente diferente para o mundo da moda.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Eu também tinha essa curiosidade antes de entrar na faculdade (de moda) e não entendia. As pessoas me perguntavam se eu não ia fazer roupas estranhas “que ninguém ia usar” e eu dizia que não! Há algum tempo descobri que não é bem assim que funciona e por conta das pessoas não entenderem muito bem como funciona, eu escrevi esse post. Tem muita coisa por trás da moda que as pessoas não querem falar ou explicar… Muito obrigada pelo comentário e pela visita! 🙂

      Curtir

  2. Amei o post! Eu também gosto de moda e, embora não entenda muito do assunto, sempre pesquiso e tenho curiosidade. Mas é a primeira vez que vejo alguém explicar de forma que eu consiga entender as roupas de passarelas. Obrigada!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s