Anos 60 · Anos 70 · Música · Moda · Movimento · Sem categoria

Cultura Hippie ☮

1

O termo “Hippie” se derivou da palavra em inglês “hipster”, que se referiam as pessoas dos Estados Unidos que se envolviam com a cultura negra. Em 1965, o termo hippie foi utilizado pela primeira vez em um jornal de São Francisco.

A explosão do movimento se deu em consequência do surgimento da chamada Geração Beat, os “beatniks”. Com a palavra “beat”, John Lennon, um dos principais porta-vozes do movimento hippie, criou o nome da sua banda – The Beatles.

2

O símbolo da paz foi desenvolvido na Inglaterra para uma campanha pelo desarmamento nuclear e foi adotado pelos hippies americanos que eram contra a guerra nos anos 60. Nesta década, muitos jovens passaram a contestar a sociedade e o poder militar e econômico.

Os lemas “Peace and Love” e “Flower Power” sintetizam bem esta postura dos hippies, que constituíam um movimento por direitos civis, igualdade e anti-militarismo nos moldes da luta de Gandhi e Martin Luther King. Eles defendiam o amor livre e a não-violência.

 5

Os hippies tendem a viver em comunidades coletivistas, vivendo e produzindo independentemente mercadorias informais, os artesanatos. Usam cabelos e barbas mais compridos do que era considerado elegante na época. Muita gente considerava isso uma ofensa, por serem “anti-higiênicos” ou “coisa de mulher”.

 6

Quando a peça musical Hair entrou para a Broadway em 68, a contracultura hippie já estava se diversificando e saindo dos centros urbanos tradicionais. Foi feito um filme deste musical, que leva o mesmo nome. Eles tratam da cultura hippie da época, as gírias, as roupas, os cabelos, os comportamentos, as drogas…

7

A Kombi se tornou um dos símbolos principais da contracultura do movimento hippie nos anos 60 até hoje.

9

Usavam roupas velhas, rasgadas naturalmente (para irem em oposição ao consumismo), batas, saias, tudo com muitas estampas e cores berrantes para fazer apologia a psicodelia, calças boca-de-sino, camisas tingidas, roupas com inspiração indiana.

12

Os hippies ouviam músicas no estilo rock psicodélico, como: The Beatles, Janis Joplin, Jimi Hendrix, Led Zeppelin, The Doors, Pink Floyd, Bob Dylan, The Who, Raul Seixas, Mutantes, Secos & Molhados, entre outros.

O evento mais conhecido, gravado e biografado e sobre os hippies é o Festival de Música e Artes de Woodstock, que aconteceu em agosto de 1969 em uma fazenda americana da cidadezinha de Bethel. Músicos como The Who, Joe Cocker, Janis Joplin e Jimi Hendrix, entre outros, fizeram shows históricos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s